Praga

April 24, 2017

 

 Praga fica no centro da Europa e dos destinos do Leste Europeu talvez seja o que mais desperta paixões. Quem vai a Praga fica  impressionado com uma cidade que conseguiu preservar um patrimônio arquitetônico que mesmo no meio de fogo cruzado de grandes  guerras saiu ileso para contar história.  

Há pouco Praga se abriu para o turismo. Antes ser a capital da República Checa era capital da Checoslováquia que pertencia a União Soviética. Estamos falando  de 1992, quando o mundo passou a incluir Praga em sua rota de viagem e não se arrependeu.

Praga era passagem obrigatória para o comércio da Europa medieval. Os celtas fizeram povoados na região  em 300 anos a.C.,  mas a história diz que os primeiros assentamentos em Praga datam do século IX, portanto do ano 800 d.C., quando uma princesa e um príncipe fundaram a cidade ,estabeleceram uma dinastia até o séc XIV e fez de Praga o centro político da Boêmia.

Praga tem um traçado peculiar. O seu centro antigo reúne monumentos deslumbrantes. Praga é conhecida como a cidade das cem torres. Dá pra imaginar?  Tem um rio com 435 km que corta a cidade, o Vltava, e sobre ele pontes que parecem compor um cenário de conto de fadas. A cidade é cheia de ruelas irregulares e em toda a extensão portas e portinhas  que  merecem uma viagem exclusiva para desvendá-las... É de enlouquecer! Há muito para se ver! Tudo concentrado num relativo pequeno espaço  no centro da cidade, a Cidade Velha, que exige do visitante  muita disposição para caminhar.

 Praga tem bondinhos e metrô. Tem um lado moderno em harmonia com seu  passado. Não apenas na arquiterura mas em sua filosofia. Praga é romântica mas tem seu lado porradão. Um lugar cheio de mitos ,de lendas, de uma história milenar de mistérios. Nas ruas tem feiras com barracas que vendem bruxas como lembrancinhas de Praga. Bruxas que riem, gargalham, que os olhos acendem, que batem pernas se voce bate palmas. No alto da colina tem o Castelo de Praga  fundado em 870 d.C., que além de um palácio, tem igrejas, museus e pequenas ruas com um casario de época. Fabuloso!

A vida cultural em Praga é intensa. Tem de tudo para todos. O  rio  divide a cidade . De um lado o  Distrito do Castelo  e do outro  a Cidade Antiga, a Cidade Nova e o Bairro Judaico, muito bem conservado com sinagogas e um Cemitério Judaico.  Praga tem universidade de excelência, tem pesquisa avançada, tem inúmeras galerias de arte, museus, igrejas, tem pontes seculares e nelas, artistas e artesãos impregnados de arte e cultura.

Uma grande atração de Praga é seu famoso relógio astronômico que fica no prédio da antiga prefeitura de Praga e que de hora em hora proporciona  um pequeno e curioso espetáculo. A praça do relógio fica na Cidade Antiga e é  declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural. Em torno dela, bares e restaurantes de charme com várias opções para uma gastronomia esmerada e com preços justíssimos. Comer em Praga não é caro. Turismo em Praga é prioridade para sua economia. Ser turista em Praga é um privilégio, mas como em todo setor que gera riqueza, turistar  em Praga também exige cautela. Praga recebe milhares de pessoas todos os dias, e onde tem muitos turitas, tem sempre  alguém que se acha muito esperto.

São Venceslau é o patrono da República Tcheca mas a igreja do Menino Jesus de Praga arranca  suspiros e soluços.  Poucos não se emocionam... Outro passeio que o turista adora é um cruzeiro no rio Moldava, nome em português do Vlatva, com direito a jantar. Os casais se empolgam e se comprometem... Não deixe de visitar pelo menos a Power Tower, uma das torres de Praga. Também vale uma visita ao monastério e a sua famosa biblioteca com seus raros exemplares. O Petrin Hill é um parque em Praga que tem uma mini Torre Eiffel com uma vista deslumbrante da cidade ,uma divertida casa de espelhos, bares e restaurantes agradáveis. A Caterdal de São Vitus com seu exterior no estilo gótico cheio de detalhes, no interior vitrais maravilhosos e o túmulo de São João Nepomuceno... tem a Basílica de São Jorge com sua beleza barroca, tem também o Antigo Palácio Real... nada pode deixar de ser visto e sentido em Praga, onde voce vai se misturar com pessoas de todos os lugares do mundo que escolhem Praga para pelo menos 3 de inesquecíveis dias. Vá e me conte!

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques