Tem Muito Turista no Turismo da Bahia.

June 13, 2017

Voltei! Ao blog, ao site, a comunicação do turismo feita também através da escrita.

Na verdade foi uma  chuva, tinha um vento sul  tentando  calar minha voz... Ave Maria!

 Amigos, estou mais focada do que nunca, determinada como nunca estive, absolutamente convicta de que minha trajetória profissional pelo turismo da Bahia seguirá firme, em céu de brigadeiro, cada dia mais convicta da prática de um jornalismo limpo, apurado, digno,  honrando a confiança de  meus ouvintes, telespectadores, leitores , internautas,  parceiros comerciais e veículos de comunicação.

Volto escrevendo sobre a BNTM que a Bahia sediou nestes últimos dias.

Quem é do setor sabe que a BNTM é um dos mais importantes encontros de negócios para o turismo no país, embora tenha como foco os 9 estados do Nordeste que compõem a CTI Nordeste.

Claro que a intenção de trazer a BNTM para a Bahia  foi  a melhor possível e qualquer tentativa para resgatar o interesse dos operadores pela Bahia é louvável, urgente, mas é preciso que os  gestores do turismo da Bahia compreendam  que sorriso e simpatia do baiano não  fazem  mais milagres em um mercado altamente competitivo , profissional,  principalmente no Nordeste onde a Bahia já foi majestade e há muito perdeu sua coroa.

Não tem mais espaço para amadores! 

O erro começou  em marcar e desmarcar a data do evento por 2 vezes,  deixando o mercado desconfiado, de orelha em pé.  A notícia é que a Bahia  não tinha dinheiro para fazer a BNTM em maio,   mas   deixar o mercado  nacional e internacional tomar conhecimento  de fatos assim   acaba prejudicando o produto Bahia, gera insegurança no mercado. 

A data final escolhida para a BNTM foi  de 8 a 10 de junho, início de temporada na Europa, quando o operador de lá que também vive tempos bicudos,  pensa duas vezes em deixar seu negócio para atravessar o mundo e participar de um evento que na verdade tem apenas um dia de trabalho.  

Mesmo contrariando todas as evidências, a Bahia tem uma fé inabalável e sempre aposta em seu poder de sedução. Mas o  mundo mudou!  Poder de sedução sem profissionalismo não emplaca mais.

Os bilhetes aéreos dados como cortesia, foram emitidos de última hora. Muita gente soube na véspera de viagem que viria, alguns decidiram não vir,  outros  perderam o voo, outros  mandaram representantes, outros chegaram com o evento  já  acontecendo  e muitos partiram pra cima das aéreas com ferocidade, sem crer que a falha foi da organização do evento e não das aéreas que rebolaram para tentar atender tantos pedidos para remarcação de bilhetes. 

Os que chegaram  a tempo na sexta-feira  tiveram  um passeio por Salvador. O tour pela cidade que teria  a  oportunidade para  mostrar aos operadores   o produto Salvador para o turismo,  levou-os a lagoa do  Abaeté , as dunas e  a  uma puxada de rede com os pescadores  cantando... É no mínimo vender o peixe e não entregar! Alguém me indica onde compro essa puxada de rede  com cântico dos pescadores em Salvador para levar um  turista? Bem que poderia emplacar!

Festa!  A noite de abertura da BNTM 2017 foi no  Solar do Unhão. Do lado de fora capoeira e uma noite linda, com lua, acarajé e bebidinhas. Foi um erro entrar no salão... um calor insuportável ,  cachorro quente e coxinha para convidados  escolhidos a dedo. Uma seleta lista.

 Ninguém pensou na oportunidade de mostrar o quanto é sedutora  a gastronomia da Bahia? 

 Ninguém pensou que para  receber empresários  profissionais do turismo um ar condicionado seria  imprescindível?

De repente meu whatsapp chama dizendo que o Presidente da Embratur e sua equipe estavam subindo a Av Contorno para pegar  um Uber... Bingo! 

Mas vamos a feira de negócios.

A BNTM é uma feira fechada ao público, com 25 anos de existência, cujo segredo do seu sucesso é a elaboração de uma  agenda específica, profissional, que organiza e dinamiza o  encontro para o fechamento de  negócios entre vendedores e compradores , e que é tradicionalmente elaborada com a experiêcia da  CTI Nordeste.

  A organização da agenda é rígida,   cronometrada, pontual , o tempo  para o encontro de negócios entre compradores e vendedores é marcado, com  punição para quem quebra o regulamento. A dinâmica na  troca  de mesas é o que faz da BNTM ser um evento respeitado, capaz de gerar negócios.  Mas a Bahia...   preferiu dispensar o conhecimento da CTI Nordeste  e fechou mais uma parceria amiga.  Claro que não funcionou!    Até no  catálogo dos participantes, que muitos não receberam,   não havia uma lista indentificando quem era comprador ou vendedor.

Constrangedor ouvir amigos operadores reclamando da Bahia...Um deles chegou a me dizer que se tratavam assim um operador  interessado em vender a Bahia  o que não fariam com seus clientes?

A esperança era o pós tour !  Talvez um  passeio navegando pela Baía de Todos os Santos pudesse amenizar  tantos erros ...  mas apenas 10 pessoas compareceram! O que será que aconteceu? 

Agora  vamos aguardar os números.

Provavelmente  a mesma moda fake de dizer que está tudo lindo no turismo da Bahia vai acontecer.  Posso até apostar que vão anunciar que mais de  R$ 200 milhões em negócios foram gerados. Não duvido! Só gostaria de saber aonde...

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques