Abertas inscrições para painéis tem Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos

November 25, 2019

 

Estão abertas as inscrições para palestras e debates gratuitos que integram a programação do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos, realizado pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), no Passeio Público de Salvador, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 11h às 19h. O evento vai divulgar os atrativos dos 18 municípios da zona turística, dentre eles Salvador, Cachoeira e Itaparica, além de oferecer oportunidades de negócio.

Ao todo, quatro painéis farão parte da Agenda Técnica do Núcleo do Conhecimento, com encontros no Teatro Vila Velha, nos dois dias de evento. No sábado (30), a partir das 14h, os temas discutidos serão “Turismo Náutico: Caminhos e oportunidades para a atividade náutica na BTS” e “Rede e governança: gerando maior competitividade aos destinos turísticos” (15h30).

Já no domingo (1º de dezembro), o turismo náutico volta a ser assunto de discussão, às 14h, sob o viés da “Valorização dos Saberes Tradicionais na Experiência Turística”. A programação será encerrada com a participação do secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, no painel “Gestão sustentável do turismo: como crescer de forma responsável”, às 15h30.

“As discussões trarão à tona desafios e oportunidades para desenvolvimento do turismo na Baía de Todos-os-Santos. O Prodetur é um exemplo de como fomentar o turismo náutico e cultural pensando na sustentabilidade e preservação da cultura, que é o grande atrativo para quem nos visita”, explica Franco.

Os painéis são destinados a empresários, gestores municipais e ao público interessado. As inscrições podem ser feitas via portal do SYMPLA (https://bit.ly/festivalbts). As vagas são limitadas. A relatoria ficará a cargo dos estudantes do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que realizarão uma síntese dos principais destaques e pontos chave de cada painel.

O festival é uma das ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo Bahia (Prodetur), capitaneado pela Setur com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de ampliar o fluxo de visitantes e gerar empregos formais e incremento de renda para a população da Baía de Todos-os-Santos.

Com organização do consórcio GKS/ DAVENTURA, o evento apresentará atrativos de uma das principais zonas turísticas do estado e também fomentará a geração de negócios para grupos produtivos de artesanato, gastronomia e manifestações culturais que, durante cerca de um ano, participaram de qualificação voltada à produção associada ao turismo (inserção de produtos e serviços locais na cadeia produtiva).



PROGRAMAÇÃO

30/11 (sábado)
14h - 15h30: Painel Turismo Náutico - “Caminhos e Oportunidades para a Atividade Náutica na BTS”
Painelistas: Leilane Moura (diretora da Bahia Marina); Márcio Luz (presidente da Federação de Vela); e Luiz Valente (CEO da Mobitur)
Mediação: Vitor Mendes (Instituto MDS)

15h30 - 17h: Painel Redes e Governança - “Gerando Maior Competitividade aos Destinos Turísticos”
Painelistas: Mônica Alencar (consultora e ex-vice-presidente do Conselho Deliberativo da Estrada Real); Moyses Cafezeiro (presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos); e Alexandrina Alves (Goiás Turismo e coordenadora do Roteiro Caminho de Cora Coralina)
Mediação: Rodrigo Lyra (Programa Rede de Atores da Baía de Todos-os-Santos)

01/12 (domingo)
14h - 15h30: Painel Turismo Cultural - “A Valorização dos Saberes Tradicionais na Experiência Turística”
Painelistas: Raquel Paz (Operadora de Receptivo Tours Bahia); Ananias Viana (Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade do Quilombo do Kaonge); e Sandro Billi (consultor italiano da Target Euro)
Mediação: Carol Chagas (diretora da Daventura)

15h30 - 17h: Painel Gestão Sustentável do Turismo - “Como Crescer de Forma Responsável”
Painelistas: Fausto Franco (secretário do Turismo do Estado); Enzo Arns (vice-presidente do Convention & Visitor Bureau Região das Hortências - Gramado); e Ítalo Mendes (consultor e ex-diretor de Produtos e Destinos do MTur)
Mediação: André Sá (diretor da GKS Inteligência Territorial) 

Please reload

Destaques